Portal de Serviços

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017

DIVISÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS

O que é?

O Ensino Fundamental – Anos Finais é uma das etapas da Educação Básica, tem duração de quatro anos. A obrigatoriedade implica a responsabilidade conjunta da família ou responsáveis pela matrícula dos adolescentes. Na Rede Municipal de Ensino de Guadalupe, 04 escolas atendem no Ensino Fundamental – Anos Finais aproximadamente 533 estudantes na faixa etária de 11 a 14 anos. Esta etapa de ensino é obrigatória e os objetivos estão pautados na compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade, de acordo com os componentes curriculares obrigatórios. Cada escola tem uma proposta pedagógica que segue as orientações da Secretaria de Educação do Município, que poderá ser consultada na própria escola.

Etapas para a realização deste serviço

- Matrícula inicial - Frequência escolar - Acompanhamento da aprendizagem

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

Durante todo o ano letivo

Requisitos

Para ter acesso a esta modalidade de ensino os pais/responsáveis ou aluno deve realizar matrícula escolar em uma das 04 instituições de ensino que atendem esse público no município, apresentando os documentos necessários.

Forma de Atendimento Presencial

Nas escolas

Regularidade da Oferta

De fevereiro a dezembro correspondendo a 200 dias letivos, somando uma carga horária de 800 horas.

Taxa / Tarifa

Gratuito

Formas de Prestação de Serviços

As escolas que disponibilizam este serviço ao usuário, funcionam de segunda-feira a sexta-feira em dois turnos: Matutino das 7h30min às 11h50min e no turno vespertino das 13h30min às 17h50min. Nessa modalidade do Ensino Fundamental todas as turmas são atendidas no contra turno com aulas dos Programas Mais Educação Municipal e Federal, como também aulas de reforço escolar para aqueles alunos com dificuldades de aprendizagem adquirirem as habilidades necessárias à faixa etária. Estas escolas também trabalham com projetos interdisciplinares, como o projeto de leitura, que buscam interagir entres as mais variadas disciplinas em torno de um tema comum.

Informações de Acesso

No Conselho Municipal de Educação, na Secretaria Municipal de Educação ou em qualquer instituição de Ensino da Rede Municipal.

Metodologia Utilizada

O trabalho é feito pautado na compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, nas artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade, de acordo com os componentes curriculares obrigatórios. Através de planos de aulas, embasados no Projeto Político Pedagógico de cada escola, onde o corpo docente ministra em sala de aula o que é previsto para cada ano escolar, por meio de aulas expositivas, pesquisas, trabalhos, exames, etc.

Locais de prestação do serviço

Escola Municipal Eduarda Batista de Castro (Bairro Coqueiro), Escola Municipal Hipólito José de Alencar Araripe (Bairro Cruzeta), Escola Municipal Centro Educacional Ebenezer Gueiros (Bairro Vila Parnaíba), Escola Municipal Manoel Matias (Povoado Salinas).

Prioridade de Atendimento

Todos os alunos que estiverem habilitados a cursar essa modalidade de ensino.

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

Imediato

Padrão de qualidade esperada

Ótimo

agendamento

Sem agendamento

anexos

carta de serviço nº 04.pdf
Entidade/Órgão Responsável

Secretaria Municipal de Educação

Endereço: Rua Maranhão, s/n – Bairro vila Boa Esperança
Setor Responsável: Secretaria Municipal de Educação
Horário de Atendimento: 7h30min às 13h30 min

Avaliar Serviço